Advanced Search

Advanced search

torrents by category

verified torrents

torrent hash

AltoQi Hydros V4 R9 torrent

Added on 2010-12-30 , in Software , Size: 30.2 MB , Seeds: 3 , Peers: 1
Hash: 243f3ca2d6b11c0390d2cef5a6a288c42cd7f27e

Torrent description


O AltoQi Hydros é um programa para projeto de instalações hidráulicas e sanitárias prediais que permite o lançamento da tubulação do projeto como um todo, englobando seus vários pavimentos e permitindo a visualização tridimensional do conjunto. Possui um ambiente de CAD integrado, no qual objetos gráficos representam tubos e conexões. Ao mesmo tempo em que se desenha o projeto, inserem-se elementos que possuem informações para dimensionamento. O Cadastro de Peças agrupa dados de simbologia, dimensionamento e listagem de materiais.

O dimensionamento da rede hidráulica é baseado nas normas NBR 5626/98 e NBR 7198/93 e o da rede sanitária atende as prescrições da NBR 8160/99. O programa permite o lançamento de detalhes hidráulicos (isométricos) e sanitários, a geração de vistas laterais (cortes), esquemas verticais de água e de esgoto, além de uma visualização tridimensional completa da tubulação.



Filosofia de trabalho

O AltoQi Hydros possui um ambiente de CAD integrado, independente de ferramentas externas, ao contrário do que acontece com a maioria dos programas concorrentes, que são aplicativos de produtividade executados sobre o AutoCAD® e utilizam elementos simples de desenho para elaborar projetos.

Por trabalhar com o modelo completo da tubulação, o AltoQi Hydros permite a criação de detalhes em qualquer ponto da planta e, se um tubo for alterado dentro de um detalhe, a alteração será automaticamente refletida na planta e vice-versa. As listas de materiais podem ser incluídas na planta baixa ou em qualquer detalhe e estão sempre atualizadas. Mesmo se algum elemento for desenhado tanto em planta como em detalhe, a lista de materiais não conterá duplicações. Ao dimensionar um tubo, todos os desenhos e listas são atualizados automaticamente.

Detalhes isométricos

O AltoQi Hydros permite gerar detalhes sobre uma planta pela simples informação de sua posição. Cada detalhe é um desenho independente, no qual podem ser acrescentadas cotas e textos, sem afetar os demais desenhos, mas todas as alterações na tubulação refletem-se automaticamente na planta e em todos os demais detalhes.

Na janela de detalhe isométrico, usa-se uma representação espacial que permite o lançamento da tubulação, com uso de ferramentas específicas para o desenho isométrico.

Pode-se lançar em 3-D posicionando todos os elementos em relação ao desenho da arquitetura e informando as alturas padrões necessárias. O programa desenha a representação unifilar das conexões no plano correto, além de permitir o mesmo na inserção das simbologias.

Dimensionamento

Enquanto o projeto está sendo desenhado, já estão sendo adicionadas as informações necessárias para cálculo. Com base nas conectividades e nos sentidos de fluxo, o programa pesquisa todo o projeto e detecta a vazão total em cada tubo. O programa apresenta o resultado do dimensionamento e indica os tubos que possuem diâmetros menores do que o calculado. ‰ possível atribuir todos os diâmetros de uma vez ou verificar cada um deles.

Caso o tubo seja alterado, todas as suas indicações, na planta e em todos os detalhes, serão alterados. O dimensionamento é feito de diferentes formas, de acordo com a Rede à qual pertence o tubo. As seguintes redes estão presentes no Hydros: gua fria, gua quente, Alimentação, Esgoto, Ventilação e Pluvial.

Detalhes sanitários

Nos detalhes sanitários, os tubos e as conexões são representados pelo desenho completo de suas peças. Cada conexão é associada a uma peça do cadastro, que engloba a simbologia da conexão, os itens para lista de materiais e os dados para dimensionamento.

O desenho das linhas dos tubos é feito de forma dinâmica, sendo ajustadas automaticamente pelo programa na intersecção com as peças das conexões.

Diversas informações descrevem a peça cadastrada, permitindo ao programa escolher, para cada conexão, quais as peças mais adequadas. Nas situações padrões, consegue identificar a peça correta (por exemplo, indicar "Joelho 90º - 50 mm" para uma ligação entre dois tubos de 50 mm a 90º) e até mesmo desenhar o símbolo na posição e inclinação corretas.

Visualização 3D

O AltoQi Hydros permite a visualização tridimensional da tubulação, tanto do projeto completo como de um detalhe. Com isso, pode-se verificar se o lançamento foi feito corretamente e visualizar possíveis interferências entre os tubos.
Pode-se configurar as redes que serão representadas e as suas cores, além de definir planos de corte, que podem ser arrastados dinamicamente, facilitando a visualização do modelo.

Pode-se ainda exportar o modelo gerado para programas específicos de visualização tridimensional, através de arquivos DXF 3D, permitindo usar recursos presentes nestes programas sobre o modelo.

Perda de carga

O AltoQi Hydros define, para cada ponto pertencente ao projeto hidráulico, qual a ligação com o reservatório que o alimenta e todo o caminho que a água fará de um ponto a outro. Esse recurso permite ao programa definir a pressão disponível e calcular as perdas de carga em todo o percurso.

Com isto, pode-se solicitar ao programa qual a pressão em qualquer trecho de tubulação, sem a necessidade de qualquer informação adicional, ou que detecte todos os pontos com pressão insuficiente.

Além disso, dispõe do Simulador de pressões, que permite ao usuário visualizar todos os pontos de consumo envolvidos e, se quiser, "desligar" um ou mais pontos, para verificar a pressão que estaria disponível supondo-se que esses pontos estivessem desligados.

Desenhos complementares

Além dos detalhes, o AltoQi Hydros V4 permite gerar diversos desenhos complementares ao projeto lançado, como legendas e listas de materiais. Diretamente sobre a planta, uma ferramenta de geração de cortes sobre o pavimento ou sobre o projeto possibilita ao usuário visualizar a instalação hidráulica em vista frontal, facilitando a localização dos sulcos a serem feitos na alvenaria.

Além disso, o programa gera o esquema vertical geral do projeto, representando as prumadas e os dados de dimensionamento, e uma vista isométrica geral da instalação.
Os desenhos gerados podem ser agrupados em pranchas de tamanho definido pelo usuário. Pode-se usar as ferramentas de símbolos para acrescentar margens, selos, legendas ou o que mais for necessário.

Personalização

O AltoQi Hydros é fornecido com um cadastro composto por mais de 3000 peças, mas seu grande potencial é o de personalização. Pode-se criar uma nova peça facilmente e incluí-la no cadastro, sem a necessidade de se preocupar com a programação interna ou com códigos de controle.

Basta elaborar o desenho desejado e usar um comando específico que grava o símbolo na biblioteca que for selecionada. Este símbolo fica imediatamente disponível para seleção na interface gráfica.

A seguir, escolhe-se quais itens serão incluídos na Lista de Materiais cada vez que esta peça for incluída no projeto. Ao final, pode-se, opcionalmente, informar as características geométricas da peça recém-criada, para que o programa possa escolher esta peça onde for necessário.










Trackers

1. udp://tracker.publicbt.com:80/announce

2. http://tracker.publicbt.com/announce

3. udp://tracker.prq.to:80/announce

4. http://tracker.prq.to/announce

5. udp://denis.stalker.h3q.com:6969/announce

6. http://denis.stalker.h3q.com:6969/announce

7. udp://tracker.openbittorrent.com:80/announce

8. udp://tracker.thepiratebay.org:80/announce

9. http://tracker.thepiratebay.org/announce

Internal Files

30.16 MB AltoQi Hydros.rar